Ao apagar qualquer tipo de arquivos no Windows, na verdade o sistema não remove os dados deste arquivo do seu disco rígido e sim apenas marca o bloco para sobreposição dos próximos arquivos que vir a criar. Ou seja, o sistema libera o bloco para que outros arquivos possam ser colocados futuramente ali. Mas as posições magnéticas do HD continuam no mesmo lugar, fazendo assim com que programas recuperadores de arquivos possam localizar novamente este arquivo que supostamente tenha imaginado apagar.
O Windows age desta forma por causa do fator velocidade, pois “apagar magneticamente” um ou mais arquivos do HD faria com que demorasse muito mais nesta tarefa. O problema é que desta forma o HD começa a ficar fragmentado e é claro, como comentamos aqui, possível de recuperação de arquivos.
Então se você precisa apagar de forma definitiva um ou mais arquivos para se livrar de vez do mesmo, o programa Freeraser é a melhor escolha,existem duas maneiras de eliminar um programa ou arquivo através dele: a primeira é selecionar a opção “Select File to Destroy” ao clicar o botão direito em cima do seu ícone e dar adeus ao arquivo indesejado.
Outra maneira mais simples é arrastar o arquivo ou pastas inteiras para dentro do ícone do programa. Em nenhum dos casos Freeraser confirma a ação, basta escolher o arquivo para que ele comece a ser eliminado imediatamente. LEMBRE-SE, realize somente uma destas operações se apenas souber exatamente o que está fazendo, pois este pequeno programa pode deletar qualquer tipo de arquivo, até mesmos os componentes do sistema operacional, então todo cuidado e atenção na hora de deletar algo será essencial para evitar possíveis erros.
Independente da operação escolhida, será necessário um bom tempo para apagar definitivamente qualquer tipo de arquivo, ou seja, quanto maior o tamanho do arquivo, mais tempo será necessário para concluir a operação.